De 17 a 23 de outubro, CCBB-Rio recebe a 22ª edição de “VerCiência”

A Mostra, que integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, apresenta uma seleção de programas de TV sobre Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade

“VerCiência – Mostra Internacional de Ciência na TV”, que neste ano completa 22 edições, traz 51 programas de televisão de 08 países – em sua maioria inéditos no país – para o Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro. A Mostra, que tem entrada franca, acontece entre os dias 17 e 23 de outubro, no Cinema II do CCBB.

VerCiência 2016 tem o patrocínio nacional da Petrobras e o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano tem como tema “Ciência Alimentando o Brasil”. Além do CCBB-Rio, o  a Mostra é também realizada em outras nove instituições de divulgação de ciência da cidade e ainda acontece simultaneamente em São Paulo, Brasília e em mais outras 35 cidades brasileiras, em instituições cadastradas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Documentário “Por Dentro da Mente de Einstein”

Os curadores da mostra, Sergio Brandão e José Renato Monteiro, selecionaram ao todo 51 programas de 8 países (Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Espanha, Portugal, Canadá e Chile). A  programação está agrupada em cinco sessões temáticas: “Ciência e Alimentação” e “Ciência Alimentando o Brasil”, com programas sobre o tema da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia; “Sessão BBC”, uma seleção especial da emissora que é referência mundial em programas de ciência na TV, que este ano inclui sua série mais recente Forças da Natureza; “Sessão Ciência, Corpo e Mente”, com programação dedicada à produção de temas ligados ao bem estar físico e mental; e “Aventura da Ciência”, uma animada excursão ao mundo do conhecimento científico-tecnológico. “Procuramos qualidade e diversidade. Os programas selecionados para as mostras anuais (desde 1994) são exemplos de como a ciência e a tecnologia podem ser apresentadas ao grande público de forma clara, atraente e também como entretenimento cultural de qualidade”, diz José Renato Monteiro.  

A Mostra terá sessões especiais a cada dia, onde convidados farão um bate-papo logo após a exibição dos filmes (ver programação). O destaque fica para o dia 19 de outubro (4ª feira), em que Danielle Peck, produtora de séries responsável pela mais nova produção da BBC, a série Forças da Natureza, apresenta a palestra “Os Desafios de Fazer Ciência na TV”, às 19 horas, no Auditório do 4º andar do CCBB. No encontro, a produtora revela os ingredientes da série, inédita na TV brasileira, que será exibida durante a Mostra.

O Universo Num Floco de Neve , da BBC __Foto Don Komarechka2

Este ano, a Homenagem Especial VerCiência será para a produtora chilena de programas de ciência IMAGO Producciones, associada à Fundación Ciencia & Vida, do Chile.  Parceira de longa data da Mostra VerCiência, a Imago, tem a direção do jornalista, produtor audiovisual e comunicador de ciência chileno Pablo Rosenblatt e seu filho, o diretor de programas de ciência na TV, produtor e editor Julian Rosenblatt. No dia 17 de outubro eles receberão o Troféu Homenagem Especial VerCiência 2016 na Sessão de Abertura da Mostra.  Já no dia 20 de outubro, Pablo fará palestra intitulada “A Impaciência da Ciência”, com exibição de trechos alguns de seus trabalhos em comunicação audiovisual de ciência.

A programação da “VerCiência 2016” é dirigida ao público em geral, sendo recomendada a partir da faixa infanto-juvenil (14 anos). Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 17 a 23 de outubro, também será apresentada uma programação especial nas nove instituições do “Circuito VerCiência Rio”: o Museu da Vida (Fiocruz), o Espaço Ciência Viva, o Planetário da Gávea, o Museu de Astronomia – MAST, a Casa da Descoberta, em Niterói, o Museu Imperial de Petrópolis, o Instituto D´or, Livraria da Travessa e o Museu do Amanhã.  Segundo os curadores, o objetivo do Projeto VerCiência é promover e incentivar a disseminação da cultura científica pela televisão, pela internet e outros meios e tecnologias audiovisuais, sempre em busca da excelência, da clareza e da eficácia da comunicação.

No mesmo período, a mostra também será apresentada em São Paulo, no Museu de Ciências da USP, no Circuito Butantan de Cinema, no Catavento Cultural e no Parque CienTec da USP; e em Brasília, no Planetário de Brasília, no campus da UNB e nas diretorias regionais da Secretaria de Educação.  Em todas as sessões da Mostra “VerCiência”, a entrada do público é gratuita.

A grade completa da mostra, com as sinopses e classificação indicativa de todos os programas, está disponível nos sites www.verciencia.com.br/mostra e www.bb.com.br/cultura

 Vídeos: https://vimeo.com/user18054536

 Serviço

Mostra “VerCiência 2016 – 22ª Mostra Internacional de Ciência na TV”

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – Cinema II

Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro  – 20010-000 / Rio de Janeiro (RJ)

(21) 3808-2007 | ccbbrio@bb.com.br

Funcionamento: de quarta a segunda, das 9h às 21h.

Data:  De 17 a 23 de outubro de 2016

Horários: consultar programação

Entrada Gratuita

Lotação: 50 lugares (Cinema II)

Horários da Bilheteria: Das 9h as 21h. (tel.: 3808-2052)

Classificação: consultar programação por sessão

Acesso para pessoas com deficiência: Sim

Patrocínio: Banco do Brasil

Realização: CCBB

Programação Completa:  http://culturabancodobrasil.com.br/portal/categoria/eventos/cinema/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s