Escritor Eduardo Negrão aborda a história do terrorismo global em seu novo livro

Lançamento acontece dia 24/11 na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis, às 18H30

O lançamento do livro Terrorismo Global – Panorama Geral sobre a Atuação dos Principais Grupos Terroristas da Atualidade e suas Motivações, do escritor Eduardo Negrão acontece no próximo dia 24 de novembro, às 18H30 na Livraria da Vila do Shopping Pátio Higienópolis. O livro chega às livrarias abordando um dos temas mais presentes nos noticiários e que assusta cada vez mais o mundo, causando pânico e insegurança.

Publicado pela Scortecci Editora, o autor que já escreveu outro livro (México – Pecado ao Sul do Rio Grande) afirma que apesar de falar de terrorismo, o livro é leve e apresenta muitas ilustrações sobre o tema. “É uma iniciação para o tema terrorismo, especialmente pensado para jovens estudantes, vestibulandos e pessoas que dispõem de pouco tempo para a leitura”, explica Eduardo Negrão que além de escritor é professor, consultor e especialista em marketing político.

Desde os tempos da Revolução Francesa, quando a denominação de terrorismo foi usada para garantir o sucesso dos revolucionários, a prática do medo para fins específicos políticos e/ou religiosos se tornou uma realidade difícil de ser encarada. Desde a antiguidade tanto grupos políticos quanto governantes usaram essas táticas para se manter no poder com punhos de ferro.

Segundo o autor, o livro apresenta, de forma sucinta, a evolução da prática terrorista nos últimos 250 anos, passando pela supracitada Revolução Francesa, a Facção Montanha que aterrorizou os Girondinos no século XVIII até o atualíssimo Estado Islâmico e o ciber terrorismo amplamente praticado e muitas vezes patrocinados por superpotências.

Mais do que um livro contando a história e a evolução do terrorismo e seus grupos pelo mundo, aqui estão informações que o chocarão profundamente, desde como o terrorismo se espalha em ambientes virtuais até o histórico de ataques e teorias conspiratórias.

Para Eduardo Negrão, o Brasil, de certa forma, é afetado pelos atentados terroristas. “Os brasileiros são atingidos primeiramente pela xenofobia. Lembremos o caso clássico do eletricista Jean Charles, morto em Londres pela polícia ‘ao ser confundido’ com um terrorista islâmico. Ninguém foi condenado”, relembra.

Segundo ele, a organizações terroristas também sempre consideraram o Brasil um ‘porto seguro’, seja pelas fronteiras, seja pela simpatia ideológica. “As FARCs colombianas chegaram a acolher o notório traficante Fernando Beira Mar e mais recentemente o notório homicida italiano Cesare Batistti, que matou 4 pessoas e deixou uma criança paraplégica, vítima das suas ações pelo PAC (Proletários Armados pelo Comunismo), na Itália”, frisa Negrão. O escritor destaca que uma série de fatores o motivou a escrever o segundo livro. “Como consultor e analista político não dá para ignorar o avanço do crime organizado que por sua vez tem ligações históricas com o terrorismo. Aliás, no Brasil o chamado ‘crime organizado’ ganha corpo com o contato dos presos-comuns com os terroristas (ou presos políticos) presos pelo governo militar no início dos anos 70”, explica.

De acordo com ele, nem todo terrorismo é ideológico ou religioso. “O problema é que se o estado brasileiro admite isso, seria cobrado pela população para combate-lo de forma mais efetiva. Há poucos dias vimos ser necessária a intervenção do exército na Rocinha porque as forças estaduais fluminenses se viram incapazes de confrontar as facções criminosas”, finaliza Eduardo Negrão.

Sobre Eduardo Negrão
Jornalista, paulistano, graduado pela PUC-SP, trabalhou na Folha de SP e na extinta TV Manchete, antes de começar a atuar no MKT Político. Trabalhou em diversas companhas principalmente no estado de São Paulo, mas também atuou em Goiás, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Professor universitário, já lecionou na Universidade de Marilia, Estácio de Sá e Univem. Insider da indústria do futebol, tem presença constante na grande imprensa para falar sobre os bastidores do esporte assim como sobre a onipresença da corrupção nas várias esferas de poder brasileiras. Atualmente é Assessor parlamentar da presidência do PSB – SP, Professor de Marketing Político – Universidade Estácio de Sá (Ourinhos – SP) e Professor de Comunicação Empresarial – IST (Marília – SP).

Serviços:
Lançamento – Terrorismo Global – Panorama Geral sobre a Atuação dos Principais Grupos Terroristas da Atualidade e suas Motivações
Data: 24 de novembro
Hora: 18:30 as 21:30
Livraria da Vila | Shopping Pátio Higienópolis
Endereço: Av. Higienópolis, 618 – Consolação, São Paulo – SP, 01238-000
Telefone: (11) 3660-0230
https://livrariadavila.com.br/

Detalhes do livro:
Título: Terrorismo Global – Panorama Geral sobre a Atuação dos Principais Grupos Terroristas da Atualidade e suas Motivações
Autor: Eduardo Negrão
Editora: Scortecci
Categoria: História
ISBN: 978-85-366-5197-2
Formato: 20 cm x 25 cm
112 páginas
1ª edição – 2017

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s