Academia Internacional de Cinema abre nova turma para curso de documentário em sua unidade carioca.

O documentário, um gênero de destaque na produção audiovisual brasileira, é foco do curso que a unidade carioca da Academia Internacional de Cinema (AIC) realiza a partir de 17 de março. Um dos diferenciais do curso é justamente a produção de obras elaboradas no contexto do curso. É o caso de Alfredinho (produção de 2015), curta dirigido por Vitor Souza Lima, Marcelo Santos e Venâncio Batalhone. Em sua trajetória, a obra participou dos seguintes festivais nacionais e internacionais: CH Cinema Network Prize – 30º FIFF – Festival International de Film de Fribourg; Seleção Oficial – 26º Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro; Seleção Oficial 10ª edição do Brasilcine na cidade de Estocolmo, Suécia; FIDÉ Brasil – Festival Internacional do Documentário Estudantil, em Curitiba.

Vale ressaltar que o gênero documentário também encontrou espaço para expansão após a publicação da Lei 12.485/2011, que determina que todo canal de TV Paga deve contar em sua grade com uma programação contemplando um mínimo de 3h30 de conteúdo brasileiro semanalmente, em horário nobre, considerando que metade desta produção precisa ser oriunda de empresas independentes. A Lei, de 2011, já traz reflexos no mercado. Segundo dados da Ancine, em 2015, foram registradas 3.284 horas de obras inéditas brasileiras independentes, sendo 32% de documentários. Em 2016, houve ligeira queda, mas deve-se considerar os momentos de turbulência política e econômica passados no Brasil. Foram 3.007 horas, com 68% de obras seriadas e 19% de longas-metragens, sendo 37% de documentários. Mesmo assim, nota-se o crescimento do gênero documental.

A proposta do curso da AIC é oferecer uma visão do gênero documental em suas diferentes vertentes e linguagens, a partir da realização de um curta-documentário. Com um programa abrangente, intenso, prático e reflexivo, o curso oferece as ferramentas para a construção narrativa e estética de documentários.

Serão 112 horas de cursos, distribuídas em 16 encontros realizados aos sábados, período integral. Durante o curso, serão exibidos e discutidos filmes deste gênero de produção audiovisual. O objetivo é ampliar o repertório dos alunos, apontando em trabalhos de autores consagrados e marcos da história do documentário, as opções estéticas, éticas e de linguagem com as quais os alunos se defrontarão em seus próprios trabalhos práticos. A partir deste expediente, são articulados conteúdos como a pesquisa, roteiro, entrevista, observação, fotografia, direção, captação de som e edição. Essa dimensão expositiva, a cargo da disciplina Estruturas Narrativas, é acompanhada pelas disciplinas práticas de Roteiro, Entrevista, Fotografia, Som, Direção e Edição.

Informações do Curso:
Início: 17 de Março
Sábados, das 09h30 às 17h30
Cargo Horária: 112h | 16 encontros.
Término previsto: 14/07/2018.
Até dia 17/03/2018 . 9x de R$ 474,33
5% de desconto à vista
End: R. Martins Ferreira, 77 – Botafogo – Rio de Janeiro.

*Desconto à vista válido apenas para pagamentos em boleto, cheque ou dinheiro.
**Desconto não cumulativo. Ex-alunos ganham 15% de desconto no pagamento à vista e 5% no parcelado independente da data de inscrição.
*Ter no mínimo 17 anos
**Além das aulas aos sábados, os alunos estão sujeitos a realizar outras atividades durante outros dias da semana, tais como: gravação, edição e edição de som dos projeto
Inscrições pelo link: https://www.aicinema.com.br/curso/documentario/rio-de-janeiro-rj/17-mar-sab-integral/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s